Home

Projeto NAARA é sucesso no INOVA Talentos

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

 

A NAARA

Dia 29 de setembro o IEL Pará realizou a cerimônia de encerramento do Projeto Naara, executado pela empresa NATURA no âmbito do projeto INOVA Talentos, ocasião em que foram apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela bolsista do Programa, a engenheira de alimentos e mestre em Biotecnologia, Edineida Sarmento Lopes.

O estudo da bolsista, cujo desafio era “Como viabilizar a obtenção de um ingrediente vegetal desde a pesquisa até a produção industrial, com o menor impacto ambiental? foi desenvolvido de novembro de 2015 a setembro de 2016, sob supervisão de William Santos, pesquisador de ingredientes verdes da Natura, e acompanhamento técnico da equipe do IEL Pará. 

Durante a execução do Projeto, realizado a partir da parceria IEL/CNPQ e a Natura, Edineida diz que passou por dificuldades, muito aprendizado e superação, e que a ponte empresa/escola foi fundamental para o seu desenvolvimento profissional.

edEla conta que durante esse período em que trabalhou no Naara, com transferência de tecnologia, conseguiu superar desafios pessoais e profissionais. “Obtive muito aprendizado no que eu tinha mais dificuldade. Hoje me sinto feliz de ter contribuído para o desenvolvimento de um ativo (óleo de Patauá) que será aplicado em uma nova linha de produtos, a ser lançada em 2017, pela Natura”, confessa orgulhosa a profissional.

Edineida destacou também o quanto foi gratificante trabalhar em um projeto de uma empresa que estuda a biodiversidade amazônica, valoriza as comunidades locais, se preocupa com a intenção homem/meio ambiente. “Trabalhar no que se gosta, fazendo parte de um projeto inovador, em um ambiente favorável a pesquisa é muito enriquecedor para qualquer profissional. Eu recebi todo suporte que precisava ”, ressaltou. 

William conta que o acompanhamento do IEL pelo Inova foi importante para lembrá-lo a todo instante o quanto precisa cuidar e dar atenção aos bolsistas. “Ela foi muito dedicada, aprendeu diversos processos, aceitou e venceu os desafios. Foi muito gratificante para mim, enquanto tutor, ver o quando a Edineida cresceu profissionalmente, chegando a se tornar meu braço direito na empresa. É realmente uma pena que o projeto tenha chegado ao fim”, destacou William.

“A parceria ainda está ativa. As empresas que desejem participar, devem acessar o site do Inova Talentos (http://www.portaldaindustria.com.br/inovatalentos/) ou se informar diretamente no IEL Pará, pelos fones 4009- 4731 ou 4009-4745”, explica a técnica do IEL e coordenadora do INOVA Talentos no Pará, Ivone Braga.

Sobre o Projeto INOVA Talentos

O INOVA Talentos é um programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro, estimulando a indústria a manter-se competitiva, diversificada e inovadora.naara 2

O Programa INOVA Talentos foi idealizado sobre esses conceitos, com o objetivo de incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A ideia é selecionar, capacitar e inserir no mercado profissionais para exercerem atividades de inovação.

Como funciona – passo a passo

  1. Empresas e institutos de P&D privados são convidados a conhecer o programa e participar
  2.  As empresas enviam seus projetos de inovação através do site do IEL
  3.  Os projetos recebidos serão avaliados por uma comissão nacional formada por membros do CNPq e especialistas em inovação
  4.  Os novos talentos poderão se candidatar aos desafios selecionados e enviar suas soluções
  5.  Os tutores das empresas receberão capacitação para orientar os bolsistas
  6.  Os profissionais participantes serão integrados em uma rede voltada à inovação
  7.  Os tutores e novos talentos irão elaborar e validar os projetos de inovação com o IEL
  8.  Os profissionais serão capacitados ao longo de todo o projeto em competências comportamentais, gerenciais e técnicas
  9.  Os projetos e suas respectivas entregas serão monitorados pelos profissionais do IEL

 

 
Follow us on Twitter

Acesso Rápido

Banner-Procem-IEL

banner site-redes

 

Twitter


Mais Acessados

Últimas Notícias