Home

Encontro de integração reúne participantes do INOVA Talentos

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

DSC 1063

O IEL-Pará reuniu, na manhã de terça-feira (09), os profissionais tutores e bolsistas do programa INOVA Talentos para uma manhã de integração. O objetivo foi apresentar os temas das capacitações, tirar dúvidas sobre o acompanhamento dos projetos e saber mais detalhes sobre a premiação final.

 “O momento de integração é muito importante para que a equipe se conheça, tenha um primeiro contato com os temas das capacitações e possa receber esclarecimentos sobre a metodologia de acompanhamento e registro das atividades”, destacou Antônio Gonçalves, coordenador do INOVA, pelo IEl-Pará.

Ele explica que cada tutor poderá fazer duas capacitações por vez e poderá escolher entre os temas Inovação e Criatividade, Empreendedorismo, Competência Emocional, Gestão da Carreira, Negociação, Liderança, Gestão Financeira, Gestão de Projetos e Mediação de Aprendizagem OnLine.

O projeto será acompanhado pelo coordenador, que realizará quatro visitas às empresas. “O monitoramento, com rodada de competências, matrix swot, dentre outros, é essencial para que possamos caminhar juntos, diagnosticar qualquer problema que possa eventualmente aparecer e administrar isso de perto, para que as ações sejam executadas com sucesso, até a elaboração dos relatórios finais”, lembra Antônio.

Segundo Antônio, os três melhores projetos do Brasil serão premiados com uma viagem internacional a um centro referência de excelência tecnológica. E que vale o esforço individual e coletivo para merecer o destaque. “O projeto apresentado pelo Instituto Tecnológico da Vale (ITV), por exemplo, tem grandes chances de se destacar entre finalistas da primeira chamada do projeto. Só vai depender do empenho de cada um”, ressalta.

DSC 1077Para Luiz Aímola, pesquisador associado do ITV, o INOVA Talentos era o estímulo que faltava para dar um gás à pesquisa. “Com o Programa, tanto eu como tutor, como meus bolsistas, nos sentimos totalmente apoiados e motivados a desenvolver o projeto. Um programa, onde vamos receber capacitação, acompanhamento e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) é super importante para que boas idéias possam ser colocadas em prática. Estamos motivados e vamos trabalhar para merecer o destaque”, diz o pesquisador.

“Meu propósito é contribuir com a pesquisa e atingir um resultado que gere benefícios para a empresa. Acabei o mestrado agora e estou muito feliz de fazer parte do Programa. Minha expectativa é ganhar o prêmio final”, revela a meterologista e bolsista do INOVA, Monik Albuquerque.

Os projetos selecionados no Pará trabalharão temas como, Impactos da redução da extensão do gelo marinho polar sob o regime de chuvas tropicais, Ciclo global do carbono e mudança do clima: modelagem e observação, Impacto da assimilação de observações de água precipitável provenientes de receptores GPS na melhoria das previsões de precipitação.

O INOVA Talentos, programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro, encerrou nesta terça (08), a 3ª chamada de projetos, mas já programa a próxima para início de 2015.

O INOVA, que nasceu para estimular a indústria brasileira a manter-se competitiva, diversificada e inovadora, é o caminho para o desenvolvimento sustentado do país, “a partir de uma idéia simples, que é selecionar, capacitar e inserir no mercado profissionais para exercerem atividades de inovação”, completa Antônio.

 
Follow us on Twitter

Acesso Rápido

banner-iel

banner site-redes

 

Twitter


Mais Acessados

Últimas Notícias