Home

Dicas dão o caminho para um estágio bem aproveitado

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

estagio12

O estágio bem aproveitado é um dos passos mais importantes para se trilhar uma carreira de sucesso. Mas para isso é preciso dedicação, comprometimento e interesse em aprender. Em um mercado cada vez mais exigente, a chance de passar numa entrevista é apenas a porta de entrada para dias de aprendizado. Aprendizado este que pode render uma larga experiência ou até, quem sabe, um futuro emprego na empresa contratante.

Aline Barros, psicóloga do IEL-Pará, faz questão de lembrar que esse sucesso dependerá muito do empenho do aluno e da boa vontade do supervisor de estágio, mas dá algumas dicas que podem fazer a diferença nesse relacionamento. “Entre os pontos mais importantes, com certeza estão a capacidade de se trabalhar em equipe e se relacionar com o grupo. A inteligência emocional em lidar com pessoas ou situações de desafio e crise podem destacar positivamente ou negativamente esse futuro profissional”, diz a profissional.

Vanêssa Alessandra Silva, relações públicas do Cesupa, concorda com a psicóloga e destaca outras características essenciais. Para ela é fundamental que o estagiário respeite a hierarquia da empresa e tenha um bom relacionamento com todos. “Quando lidamos com pessoas temos que cultivar o bom humor e a tolerância. Um bom estagiário tem que saber ouvir, contribuir com boas idéias e ter iniciativa, seja para o trabalho individual ou em grupo. A vontade de aprender, cooperar e o comprometimento são muito importantes para que o estudante se torne produtivo e aproveite ao máximo o estágio”, lembra Vanêssa.

Aline diz ainda que outras oportunidades importantes podem e devem nascer dessa relação do estagiário com a empresa. Na opinião da profissional, quando o estagiário se envolve na rotina de trabalho da corporação, ele atualiza os conhecimentos que traz do ambiente acadêmico contribuindo, e muito, para a sua formação profissional. “A partir da leitura dessa realidade vivenciada na empresa, esse profissional com certeza estará mais bem preparado e capaz de integrar o quadro da empresa no futuro”, completa.

E para isso, ao contrário do que muitos pensam, esse futuro profissional , além de ouvir e aprender, precisa ainda ter domínio básico de tecnologias de comunicação e informação, desenvolver seu senso de liderança, aprender a projetar cenários e propor soluções. “Sem esquecer também de conhecer as normas de segurança de seu trabalho e respeitá-los criteriosamente, mantendo a qualidade do trabalho e o cumprimento dos prazos. Um estagiário de confiança inspira seus superiores a delegar a ele novos desafios. Ponto principal para o crescimento do futuro profissional”, lembra a profissional do IEL.

 
Follow us on Twitter

Acesso Rápido

prêmio-estágio-final

Banner-Procem-IEL

banner site-redes

 

Twitter


Mais Acessados

Últimas Notícias