Home

Encontro de Orientação esclarece estagiários sobre dúvidas de contrato e Lei de Estágio

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

NAYANA

A coordenação de Estágio do IEL Pará realizou, na tarde desta sexta-feira (14), o I Encontro de Orientação para Estagiários. O evento é voltado para os alunos que iniciaram seu estágio este ano nas empresas, a partir do recrutamento e seleção feitos no Instituto a partir de parcerias com a Instituição, ou estagiários mais antigos que já renovaram contrato pelo Instituto, mas ainda tem dúvidas em relação a algum ponto importante da Lei ou contrato.

O encontro tem por objetivo dar orientações ao novo estagiário, com informações sobre postura, comunicação, ética e comportamento profissional, Lei de Estágio, direitos e deveres, relacionamento interpessoal, dentre outros, para que possam atuar de maneira mais eficaz nas organizações onde farão o estágio.

Para a psicóloga organizacional do IEL, Aline Barros, o encontro foi um momento importante de interação, onde os alunos tiraram suas dúvidas sobre  contrato e entenderam melhor seus direitos e deveres como estagiário. “Como visto aqui hoje, assuntos que envolvem o período de recesso, carga horária reduzida em época de provas, deveres, compromissos, respeito à hierarquia, são motivos de muitas dúvidas ainda entre os estudantes. Por isso a idéia do encontro. Todos saíram daqui hoje sem nenhum questionamento por responder. Isso é muito gratificante”, explicou a profissional.

Na opinião de Letícia Sonny, 19 anos, estudante do 5º semestre de direito da Unama o encontro foi o momento oportuno para tirar dúvidas que surgiram, desde o início do seu estágio. “Achei excelente a iniciativa. A palestra foi dinâmica e a didática utilizada foi capaz de esclarecer muitas questões de contrato e de obrigações, além dos deveres e direitos do dia a dia do estágio. Foi muito bom participar”, relata a futura advogada.

Durante o encontro um ponto bastante trabalhado pelas psicólogas do IEL, Aline Barros e Nayana Silva, além dos aspectos contratuais que envolvem estudante, empresa e Instituição de ensino, foi em relação as competências organizacionais. “É importante que este futuro profissional seja ético, tenha real interesse pelo estágio, saiba respeitar o seu supervisor, a instituição e tenha capacidade de assumir suas responsabilidades como sujeito ativo do processo pedagógico. Além, é claro, de muitos outros aspectos como objetividade, iniciativa, discrição, boa comunicação, pontualidade, dentre outras”, destacou Nayana.

PAULO SILVAPara Paulo Silva, estudante do 6º semestre de Engenharia Elétrica, na Estácio, as dúvidas se acumulam quando, na maioria das vezes, o aluno nem lê o contrato na hora de assinar. “As informações repassadas no Encontro foram essenciais para conhecer o contrato, e saber até onde vão nossos direitos e como devemos estar comprometidos com os deveres também, além dos aspectos comportamentais que devemos estar sempre atentos”, avalia.

Os encontros são gratuitos e acontecerão sempre no meio e final de cada mês. O segundo já está agendado para o dia 28 de janeiro, e será realizado as 15h, na sede do IEL, Quintino Bocaiúva, 1588. Participe!

 
Follow us on Twitter

Acesso Rápido

prêmio-estágio-final

Banner-Procem-IEL

banner site-redes

 

Twitter


Mais Acessados

Últimas Notícias