Home

Vagas de estágio podem ser conquistadas no detalhe: do figurino à postura

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

Conquistar uma vaga no mercado de trabalho não é tarefa fácil e uma dessas chances de ingressar em um emprego é o estágio. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), mantém parcerias com 875 empresas em todo o Pará para o ingresso de estagiários. Em 2010 foram realizados mais de  três mil encaminhamentos para as vagas de estágio. “Estamos com a perspectiva de aumento de 20% no número de empresas parceiras e com isso vamos poder aumentar o número de encaminhamentos de estágio”, explica Vanessa Anjos, Coordenadora de Estágios.

Para conquistar a vaga de estágio não basta apenas se cadastrar no IEL. O candidato tem que ter um bom desempenho no momento da seleção, a temida entrevista de emprego, que todo o estagiário ou profissional deve passar ao pleitear uma vaga no mercado de trabalho.  Bonnie Facioli Braga, psicóloga e analista de Recursos Humanos do IEL/Pará, atua há dez anos na área e orienta a melhor forma de se comportar  diante de um avaliador. “O aspecto estético é quesito importantíssimo. É preciso ser básico, sem chamar muito a atenção, seja por qual motivo for. Saias muito curtas, maquiagem pesada e decotes exagerados para as mulheres são proibidos. Chinelos e bermudas representam desleixo e são vistos negativamente. Essa primeira impressão será levada em consideração pelo avaliador. Outra dica importante é sempre ler a respeito da empresa que você almeja integrar. Mostrar conhecimento do trabalho lá executado é um detalhe que pode representar a conquista na disputa pela vaga”, explica a analista.


Dicas ao candidato de uma vaga de estágio
Pontualidade -
A pontualidade é um dos fatores mais importantes na hora da entrevista, que é inclusive ponto de corte no momento da seleção.

Postura - Quanto à postura, é preciso ser espontâneo e verdadeiro. Evitar o uso de gírias e utilizar sempre o português correto é imprescindível.

Seriedade – É preciso ser sério,concentrado para responder aos questionamentos do avaliador.

Pró-atividade - Demonstrar conhecimento sobre a empresa ou entidade em que busca uma vaga  é sinônimo de interesse e pró-atividade.

Algumas pessoas conquistam uma vaga neste diferencial.

O candidato a vaga de estágio pode se cadastrar pessoalmente na sede do IEL, em Belém, que fica na Trav. Quintino Bocaiúva, 1588. Prédio da FIEPA. 1º andar, Bloco -A. Os documentos necessários para o cadastro são: declaração de matrícula, RG, CPF, Carteira de Trabalho e o currículo profissional.

Mais informações: (91) 4009-4725.

 
Follow us on Twitter

Twitter

Acesso Rápido

banner site-redes

 


Mais Acessados

Últimas Notícias