Home DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL Programas e Projetos Procem certifica empresas no Pará e melhora gestão dos seus processos

Procem certifica empresas no Pará e melhora gestão dos seus processos

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

PROCEM  certificação

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio Instituto Euvaldo Lodi (IEL Pará), realizou a certificação de oito empresas pelo Programa de Certificação de Empresas - PROCEM, principal ferramenta de qualificação de fornecedores locais. A solenidade aconteceu em Belém, no dia 02 de junho, no auditório do 9º andar, da FIEPA e reuniu dirigentes e técnicos das empresas participantes, auditores e toda equipe do IEL Pará envolvida no Programa.

O programa, gerido pelo IEL Pará, recebe apoio da iniciativa REDES e da CELPA, e certificou as empresas Dínamo Engenharia, ETE Construções e Montagens Elétricas, Endicon Engenharia de Instalações e Construções TRAEL Indústria e Comércio de Transformadores Elétricos, Master Uniformes e TTL - Transformadores Tupã, JDW e Clean.

Para Marcella Dias, técnica do IEL e coordenadora do Programa, no Pará, a certificação é uma etapa essencial para as empresas se manterem no mercado competitivo. “Estamos muito felizes e orgulhosos de chegarmos ao momento da certificação. Acreditamos que não estamos fechando um ciclo e sim dando continuidade a um processo importante para o crescimento das empresas. Sei que houve dificuldades pelo caminho, mas todos se empenharam e trabalharam em prol da maturidade das suas empresas. Em um cenário instável, como o que vivemos, a busca por Inovação e competitividade é fundamental para se diferenciar no Mercado. Todos estão de parabéns”, declarou.

O superintendente Regional, Carlos Auad, disse em nome do Diretor do IEL, Gualter Leitão, que o Instituto acredita que é com a qualificação constante que as empresas garantem maior competitividade no mercado. Por isso, trabalha para oferecer um portfólio de cursos, consultorias e treinamentos de excelência, atendendo as demandas prioritárias do setor industrial. “Esperamos que este ciclo, que comemoramos na noite de hoje, seja renovado a cada ano, para que possamos contribuir com a formação de indústrias mais competitivas, estimulando o desenvolvimento do estado, viabilizando, aos fornecedores paraenses, maior participação na prestação de serviços às grandes empresas no Pará”, reforçou Auad.

Na avaliação da auditora da Qualidade, Eva Nogueira, da empresa Planejar, as empresas se comportaram muito bem durante todo o processo de certificação. Ela contou que as grandes dificuldades encontradas pelas empresas nessa área dizem respeito muito mais a falta de uma cultura organizacional que perceba e valorize os ganhos que se pode obter quando se trabalha mais fortemente a Qualidade dos processos.

Ela explica que, como na área da Qualidade não há obrigatoriedades, a tendência é que as empresas se preocupem mais com as áreas que precisam atender requisitos de Lei. “Então o que eu mais observei foi a necessidade de se trabalhar mais a Cultura da Qualidade para que percebam o diferencial competitivo. Os gestores precisam perceber que as empresas precisam crescer, mas não para atender uma empresa, e sim todo Mercado. Então o que mais conta é o grau de comprometimento de todos. São as pessoas que fazem as empresas”, ressaltou.

As empresas certificadas participaram durante 12 meses do Processo de Certificação e atenderam aos requisitos exigidos pelo protocolo do PROCEM nas áreas da gestão empresarial: Qualidade e Produtividade; Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Contábil, Tributário e Trabalhista; e Responsabilidade Social. O Programa conta com uma equipe de consultores e auditores qualificados que orientam os empresários a gerirem de forma adequada seus negócios, para que possam ofertar produtos e serviços de forma competitiva, com preço, prazo e qualidade.

Priscila Vieira diretora da empresa Master Uniformes, compartilhou mudanças ocorridas na empresa durante o processo de certificação. “A grande vantagem do PROCEM é que a gente consegue ver passo a passo os nossos procedimentos. E assim fazer a revisão, a melhoria de metas. E com a análise macro do processo produtivo, a gente diagnosticou onde estavam as falhas e pôde fazer as melhorias. Hoje a gente sente os resultados positivos, Fazemos o acompanhamento diário e  os resultados subiram de 79% pra 81%. Pra nós que trabalhamos com confecções, Uma peça ou duas peças por hora, representa muito no final do dia. Foi um crescimento significativo”.

“Com a certificação do PROCEM agregamos valor ao nosso serviço e à imagem da empresa. Agora nos sentimos ainda mais preparados, pois percebemos que nossos serviços atingiram um nível ainda mais elevado de qualidade. E isso é notório perante os nossos clientes”, completou Luisa Ribas, gerente administrativa da Dínamo Engenharia.

Para Marcelo Gomes, diretor da Transformadores Tupã, a parceria com o PROCEM deu um plus ao negócio, impulsionando a empresa a prospectar outros mercados. “Já estamos pleiteando atender empresas concessionárias de energia de outros estados e nos elevar, de uma empresa paraense sólida, para uma empresa Norte, Nordeste e quem sabe até atender o Sudeste e o Centro-Oeste”, planeja o empresário.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, o empresário e diretor geral da TRAEL, Dimas Pereira, foi homenageada por seu comprometimento pessoal e participação em todas as fases do Programa e se declarou muito satisfeito com os resultados do Programa. “Durante a nossa recertificação, o PROCEM somou forças a um processo já em andamento na empresa, principalmente no que diz respeito a melhoria da qualidade dos serviços ofertados aos nossos clientes e na gestão dos nossos processos”  disse.

 
Follow us on Twitter

Acesso Rápido

Premio-iel-estagio

Banner-Procem-IEL

banner site-redes

 

Twitter


Mais Acessados

Últimas Notícias