Lançada a edição 2017/2018 do PROCEM

Publicado em 28/04/2017 10:19h

Iel Novidades

172 Visualizações

Lançada a edição 2017/2018 do PROCEM

Foi lançada, na última quarta-feira (15), a edição 2017/2018 do Programa de Certificação de Empresas – PROCEM. O programa confere excelência nas áreas de qualidade, produtividade, inovação, saúde, segurança, meio ambiente, contábil, tributária e trabalhista. O evento aconteceu no espaço aperfeiçoar, sala 06, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PA), no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e reuniu as empresas que aderiram ao programa para conhecerem as diretrizes e metodologias que serão utilizadas ao longo do processo de consultoria.

O PROCEM conta com a parceria da REDES - Inovação e Sustentabilidade Econômica, iniciativa da Fiepa. “O objetivo da Redes é fazer com que os grandes projetos que estão no Pará comprem das nossas empresas paraenses. Para isso, necessitamos de fornecedores qualificados. E a certificação do PROCEM garante um diferencial para que esses grandes empreendimentos percebam valor agregado em nossas empresas e comprem delas”, pontua o Executivo de Gestão da Redes, Marcel Souza.

Uma das empresas mantenedoras da Redes e que participa do PROCEM é a Centrais Elétricas do Pará (Celpa). Para a Consultora da Área de Desenvolvimento de Fornecedores da Celpa, Sandra Monteiro, as capacitações do programa impactam positivamente na qualidade do serviço ofertado pela empresa. “Um dos requisitos para contratarmos um fornecedor é que ele seja certificado pelo PROCEM e o PROCEM, por sua vez, nos possibilita fornecedores qualificados, o que facilita a gestão dos nossos processos,” afirma Sandra.

Luisa Ribas, Gerente Operacional da Dínamo Engenharia, empresa que já foi certificada pelo programa e já está se preparando para o processo de recertificação, diz que a empresa sempre esteve preocupada com a questão da qualidade nos processos, mas não se sentia preparada para abrir o leque de oportunidades existente no Estado. Essa realidade mudou quando a Dínamo recebeu as consultorias do programa. “O PROCEM ‘arrumou a casa’, nos deixou muito mais seguros com a nossa documentação, nos deixou prontos para qualquer outra certificação e, mais que isso, nos deixou prontos para encaramos o mercado. A empresa que participa, só tem a ganhar,” declara Luisa.

Segundo André Barros, Diretor Técnico da Barros Engenharia, empresa sediada em Paragominas, no nordeste do Pará, a participação no programa surgiu a partir da necessidade de melhor organização dentro do processo de documentação. “Quando começamos a atender grandes empresas, vimos como precisávamos nos organizar melhor, assim, conhecemos o PROCEM. Acredito que sairemos muito mais preparados para atendermos o mercado”, garante Barros.

Para o Superintendente do IEL Pará, Carlos Auad, a capacitação deve ser um processo dinâmico e permanente. O PROCEM atende às demandas empresariais nesses aspectos, tornando as empresas mais competitivas. “A nova edição do PROCEM ratifica a importância e o reconhecimento das empresas nas áreas de capacitação e desenvolvimento do fornecedor, gerando competências para atender os desafios do mercado, internalizando assim produtos e serviços no estado do Pará”, afirma Auad.

IEL - Instituto Evaldo Lodi
X