Notícias

IEL/PA certifica fornecedores paraenses

IEL/PA certifica fornecedores paraenses

IEL/PA certifica fornecedores paraenses

Na tarde desta quinta-feira (26/05), pequenas e médias empresas paraenses foram certificadas pelo Programa de Certificação de Empresas (Procem), desenvolvido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O Programa busca melhorar a gestão e desenvolver as empresas fornecedoras para internalizar as compras e contratações no estado. O evento faz parte das comemorações do Sistema FIEPA pelo Mês da Indústria.

O Procem, que já beneficiou mais de 100 negócios de diversos segmentos no Pará, é voltado para empresas que desejam melhorar o posicionamento no mercado e atuar como fornecedoras para grandes empreendimentos industriais instalados no Estado. Também atende empresas que se encontram em processo de transição sucessória e de expansão de pequeno para médio porte.

Durante a cerimônia no auditório Albano Franco, o vice-presidente executivo da FIEPA, Marcos Marcelino de Oliveira, falou sobre a importância do Programa para a economia do Estado. “Este é um passo importante para a geração de empregos e oportunidades em nosso Estado. A certificação é a coroação de uma etapa importante, que é o alcance da qualificação das empresas, e demonstra que essas empresas têm total capacidade de atender as demandas locais”, afirmou Oliveira.

No decorrer do processo de certificação as empresas receberam acompanhamento por meio de diagnóstico, consultorias, capacitações e auditorias. De acordo com Carlos Auad, superintendente do IEL/PA, todo o aprendizado é direcionado à melhoria do gerenciamento interno e aumento da competitividade das empresas. “É muito gratificante ver aqui, hoje, as empresas sendo certificadas depois de passarem por todo o processo de capacitação e desenvolvimento proporcionado pelo Procem. A jornada para a certificação é uma grande oportunidade de crescimento na qual as empresas aprendem a inovar, a aumentar a sua produtividade e a melhorar sua capacidade de gestão, fatores muito importantes para a competitividade e sucesso nos negócios”, concluiu Auad.

Para gerar maior aproximação entre fornecedores e compradores e estimular a internalização das compras no estado, durante o evento, as empresas certificadas tiveram a oportunidade de participar do Pitch Negócios e Parcerias e apresentar seu portfólio de produtos e capacidade de atendimento a potenciais clientes.

Sobre o Procem - O Programa se desenvolve a partir de uma trilha imersiva que inicia com a realização de um diagnóstico empresarial. Na etapa seguinte, após o mapeamento das necessidades de cada negócio, são realizadas as capacitações e consultorias nas áreas de qualidade, produtividade e inovação; gestão da saúde, segurança e meio ambiente; gestão contábil, tributária e trabalhista. Ao final do processo, as empresas que preencherem o percentual necessário dos requisitos estabelecidos pelo Programa recebem a Certificação Fornecedor Qualificado Procem, que chancela a sua capacidade de gestão.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4741
mercado@iel-pa.org.br
SIGA O IEL