Notícias

IEL-Pará abre adesões para Programa de Certificação de Empresas

IEL-Pará abre adesões para Programa de Certificação de Empresas

IEL-Pará abre adesões para Programa de Certificação de Empresas

 

Pequenas e médias empresas paraenses, interessadas em modernizar e melhorar a gestão e operação de seus negócios, já podem participar do processo de adesão ao Programa de Certificação de Empresas (Procem), executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Pará), entidade do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). As empresas participantes do Programa recebem acompanhamento completo com diagnóstico, consultorias, capacitações, auditorias e certificação, direcionados à melhoria do gerenciamento interno e aumento da competitividade. Para mais informações os contatos são (91) 4009-4745/4731/4741 ou 99181-6397.

No Pará, o Programa já beneficiou mais de 100 negócios locais de diversos segmentos de mercado, como empresas com atuação na fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs), uniformes, construção civil, cozinha industrial, logística, comunicação visual, gráficas, energia solar, engenharia elétrica. O Programa é voltado para setores que desejam atuar como fornecedores para grandes empreendimentos industriais instalados no Estado e que querem se qualificar para um melhor posicionamento no mercado. Também atende empresas que se encontram em processo de transição sucessória e de expansão de pequeno para médio porte.

 

Como funciona o Procem - O Programa se desenvolve a partir de uma trilha imersiva que inicia com a realização de um diagnóstico empresarial. Na etapa seguinte, após o mapeamento das necessidades de cada negócio, são realizadas as capacitações e consultorias nas áreas de qualidade, produtividade e inovação; gestão da saúde, segurança e meio ambiente; gestão contábil, tributária e trabalhista. Ao final do processo, as empresas que preencherem o percentual necessário dos requisitos estabelecidos pelo Programa recebem a Certificação Fornecedor Qualificado Procem, que chancela a sua capacidade de gestão.

 👉 Vídeo sobre o Procem

De acordo com Marcella Dias, coordenadora de Projetos do IEL Pará, o Programa tem uma abrangência sistêmica dentro da organização para gerar transformações em todos os setores da empresa. “Na jornada pela certificação, as empresas aprendem a inovar, a aumentar a produtividade e a reduzir custos, porque o Programa atua em todo o âmbito estratégico da empresa, visando à melhoria da gestão dos processos e das pessoas, e em ações que fortalecem o posicionamento de mercado e o relacionamento com clientes e fornecedores”, explica Marcella. Segundo ela, o programa também analisa e promove a aderência da empresa no que diz respeito às Normas Regulamentadoras (NR’s), ao posicionamento socioambiental e à reputação da imagem no mercado.

Com o objetivo de garantir a sustentabilidade do negócio, as empresas atendidas pelo Programa também recebem orientação e melhorias nas áreas financeira, contábil e trabalhista. Ainda a partir do Procem, o cadastro das empresas é inserido na plataforma de fornecedores da REDES/FIEPA, para que tenham a possibilidade de estreitar relacionamento comercial com diversos parceiros potenciais. “Em meio a um cenário de crise econômica global, muitas empresas têm buscado diferenciais competitivos para se destacar da concorrência e a certificação é um caminho importante a se seguir porque empresas certificadas são muito valorizadas pelo mercado, principalmente por grandes compradores que buscam fornecedores capazes de garantir qualidade dos produtos e serviços e segurança na relação comercial”, explica Carlos Auad, superintendente do IEL Pará. 

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4741
mercado@iel-pa.org.br
SIGA O IEL