Encontro apresenta Programa de Certificação de Empresas (Procem)

Publicado em 09/10/2018 16:30h

Iel Novidades

Encontro apresenta Programa de Certificação de Empresas (Procem)

Durante o Encontro Interativo realizado no último dia 27, o IEL Pará apresentou às empresas paraenses, soluções do Programa de Certificação de Empresas (Procem) e os procedimentos necessários para quem deseja alcançar a certificação que prepara fornecedores locais para atender adequadamente grandes empreendimentos instalados na região.

No início do evento, o superintendente do IEL Pará, Carlos Auad, deu boas-vindas aos participantes e fez uma retrospectiva da atuação do Procem no estado. Em seguida, as empresas participaram de um pitch de dois minutos no qual puderam apresentar seus serviços e atuação no mercado. A programação também contou com uma palestra proferida pela REDES - Inovação e Sustentabilidade Econômica sobre os investimentos previstos no Pará e com a apresentação do modelo de desenvolvimento de fornecedores da CELPA, empresa apoiadora do Procem.

Houve ainda a apresentação do case da Fertécnica, certificada pelo Procem desde 2018. Em sua apresentação, o diretor da empresa, Silvio Simões, demonstrou o crescimento de 60,03% em vendas, 30,43% de aumento na produtividade nos serviços e a redução de 9,80% dos custos fixos no período do processo de implantação dos requisitos do Programa, o que chamou de "efeito Procem". A empresa também foi considerada case de inovação, por apresentar seu programa de valorização de ideias.

"As três principais mudanças que o Procem promoveu na empresa foi com relação a gestão de pessoas, modulação dos processos e a conscientização geral da gestão da empresa. A partir da implantação do programa as coisas ficaram mais organizadas e foi possível alinhar a visão da empresa entre os quatro diretores, o que para a gente foi muito importante", afirma Simões.

"No Procem todos saem ganhando, tanto o fornecedor que aprende a inovar em seus processos, ganhando mais produtividade, quanto as empresas compradoras que passam a contar com produtos e serviços de mais qualidade e preços mais competitivos. O Estado também é beneficiado com maior dinamização da sua economia e atração de novos investimentos", explica Carlos Auad, superintendente do IEL Pará.

Segundo Marcella Dias, coordenadora do Procem, o processo de certificação leva em consideração as especificidades de cada empresa, suas necessidades e expectativas de negócios. "No processo de obtenção da certificação, os fornecedores recebem capacitação em diversas áreas de qualidade, produtividade, inovação, gestão nas áreas contábil, tributária, trabalhista, da saúde, segurança, meio ambiente e compliance. Isso tem um impacto muito positivo nas empresas que aprendem como reduzir custos e aumentar as oportunidades de novos negócios", explica Marcella.

O processo de certificação inicia com um diagnóstico da empresa. Em seguida, são realizadas oficinas de capacitação, consultorias, pré-auditorias, auditorias e finalmente, a certificação da empresa participante. O certificado tem validade de um ano, podendo ser renovado após esse período.

Ao final do evento, empresas ainda não inseridas no Programa demonstraram interesse em participar. É o caso da Macnort, empresa do segmento de empilhadeiras e máquinas de construção. "Fiquei muito satisfeito com a proposta do Procem e gostaria de implantá-lo em 2019 na minha empresa, devido aos pilares que foram apresentados, o compliance, porque hoje a gestão e a melhoria dos processos internos são prioritárias", avalia Everaldo Moreira, representante da empresa.

IEL - Instituto Evaldo Lodi
X