Gestores e herdeiros de empresas familiares participam de workshop na FIEPA

Publicado em 21/09/2018 14:28h

Iel Novidades

Gestores e herdeiros de empresas familiares participam de workshop na FIEPA

O workshop Desafios de Inovar na Sucessão Familiar Empresarial, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Pará), no último dia 13, reuniu cerca de 18 empresários, gestores e herdeiros de 13 empresas familiares e abordou as principais técnicas de gestão relacionadas à governança corporativa e os procedimentos jurídicos necessários para uma transição sucessória tranquila.

A coordenadora de projetos do IEL Pará, Ivone Braga, ressalta que o objetivo do encontro foi mostrar a importância de um planejamento prévio para a sucessão em negócios administrados por membros de uma mesma família. “A sucessão em empresas familiares ainda é um tema difícil de ser tratado pois envolve diversos fatores que vão desde questões pessoais até a sustentabilidade do negócio para as futuras gerações”, explica Ivone Braga.

"O workshop foi uma excelente oportunidade para empresas familiares pensarem, debaterem e planejarem seu futuro em termos de sucessão empresarial, especialmente no que concerne a gestão, para que esta transição ocorra de forma harmoniosa, eficiente e com segurança jurídica", avalia o superintendente do IEL Pará, Carlos Auad.

Durante o Workshop os facilitadores trataram a sucessão tanto sob a ótica do Direito Empresarial, quanto da Gestão Organizacional. Em sua palestra, o advogado especialista em direito empresarial, Leonam Von-Grap, falou sobre os diversos instrumentos jurídicos que podem ajudar as empresas em seu planejamento sucessório. A consultora em gestão empresarial e desenvolvimento humano Rosa Campos, passou orientações sobre gestão de equipes e desenvolvimento de competências. Vera Brandão, consultora em sucessão familiar, utilizou recursos de coaching sistêmico para abordar questões voltadas para a gestão empresarial, educação, saúde e empreendedorismo.

Para Afonso José Luciani Correa de Lima, diretor da empresa Affa, o workshop possibilitou a interação e o compartilhamento de experiências vividas pelas empresas participantes. “Não foi somente uma abordagem teórica, muitas situações reais foram tratadas e isso engrandeceu muito o evento. Foi uma iniciativa louvável do IEL Pará e espero que venham outras oportunidades”, comenta.

Realizado pela primeira vez pelo IEL Pará, o workshop deverá ganhar um segundo módulo para atender as demandas que surgiram durante o encontro. “Por se tratar de um tema complexo e, ao mesmo tempo, vital para a manutenção dos negócios, as empresas demonstraram interesse em conhecer mais sobre o tema e se capacitar para que possam estar preparadas para realizar a sucessão, garantindo a competitividade e a perenidade do patrimônio”, conclui Ivone Braga.

“A iniciativa do evento foi excelente, até porque o tema sucessão familiar está muito presente nas empresas paraenses. Depois desse workshop já estou tomando algumas decisões com relação a sucessão. Se houver um próximo módulo, tenho interesse em participar novamente para agregar mais conhecimento para meu empreendimento”, afirma o herdeiro e diretor da panificadora Medici, Jorge Luis de Pinho Pessoa.

IEL - Instituto Evaldo Lodi
X