IEL-PA realiza certificação do Procem no próximo dia 19

Publicado em 10/04/2018 17:28h

Iel Novidades

IEL-PA realiza certificação do Procem no próximo dia 19

Desenvolvido no estado desde 2002, o Programa de Certificação de Empresas (PROCEM) vem beneficiando empresas com modernas práticas de gestão e estratégias de negócio, vislumbrando a competitividade e melhor performance empresarial. No dia 19 de abril, às 18h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), serão certificadas 10 empresas e recertificadas outras 7. O PROCEM é uma realização do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/PA, em parceria com a REDES – Sustentabilidade e Inovação. 

Segundo Marcella Dias, coordenadora do Programa no Pará, a certificação como uma etapa essencial para as empresas se diferenciarem em meio a um cenário extremamente competitivo além de maximizar seu desempenho internamente e, sobretudo, ampliarem o leque de oportunidades de novos negócios.

“O Programa oportuniza que as empresas se subsidiem de conhecimentos estratégicos para um posicionamento diferenciado no mercado, além de ampliar a capacidade gerencial em diversos âmbitos e permite o desenvolvimento das pessoas e a retenção dos saberes na própria empresa” afirma Marcella.

Adesão

Nesta edição (2017-2018), foram trabalhadas as áreas de gestão da qualidade, produtividade e inovação, contábil, tributária, trabalhista e da saúde, segurança e meio ambiente, de forma interdependentes, ou seja, modular, possibilitando as empresas aderirem ao pacote de ações conforme suas maiores necessidades. Dez empresas de distintos portes e segmentos fizeram parte do grupo que almejou a certificação, e sete empresas que buscavam a recertificação. Neste último caso, atendidas pela versão 2016-2017. Desse universo de empresas, 100% alcançaram a pontuação necessária que lhes garantissem a certificação.

De acordo com Marcella esse é um resultado ímpar, tendo em vista que todas precisaram gerenciar ao mesmo tempo da implantação das ações, suas rotinas, resistências, cultura organizacional, contudo, as lideranças demonstraram total comprometimento, superando todos os obstáculos que estavam a frente. 

Já o Superintendente do IEL/PA Carlos Auad considera que a partir do ingresso das empresas no Programa, as mesmas passam a fazer parte de um cenário muito maior de oportunidades, tendo em vista que o Procem possibilita a interação e indicação a grandes compradoras do Estado para que ofertem seus produtos ou serviços. Além disso, a parceria com a REDES – Sustentabilidade e Inovação aproxima essa relação.

“Se o fornecedor não for qualificado, é muito improvável que consiga sobreviver. As grandes empresas, estabelecem critérios cada vez mais rigorosos e se preocupam até em verificar a maturidade de gestão de quem fornece, para que as relações contratuais sejam mais confiáveis, e os riscos minimizados, além de demandarem maior capacidade técnica de fornecimento, as oportunidades ficam mais restritas aos fornecedores que atendam na íntegra a esses requisitos e o Procem contribui para esse aperfeiçoamento”, observou.

Maiores informações sobre o Programa edição 2018-2019 podem ser obtidas pelos contatos (91) 4009-4745 / 4731, ou pelos e-mails: marcella@iel-pa.org.br / ivone.braga@iel-pa.org.br.

IEL - Instituto Evaldo Lodi
X