Paraense é finalista na etapa Nacional do Prêmio IEL de Estágio

Publicado em 27/08/2018 12:22h

Iel Novidades

Paraense é finalista na etapa Nacional do Prêmio IEL de Estágio

O estudante Jorge Augusto Pinheiro da Costa, 20 anos, vencedor da etapa estadual do Prêmio IEL de Estágio, na categoria Estagiário Destaque, pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema FIEPA, foi selecionado como finalista da etapa nacional do Prêmio. Em setembro, ele viaja para Goiânia onde serão conhecidos os vencedores nacionais.

Aluno do curso de Letras da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), Jorge Augusto é estagiário do Projeto Aprender Mais, da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), que busca desenvolver a proficiência dos alunos das escolas da rede pública estadual com defasagem de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, o projeto contribui para a redução dos índices de reprovação.

Foi no ambiente do Projeto Aprender Mais que Jorge Augusto desenvolveu uma dinâmica lúdica, voltada para estimular a leitura e facilitar o aprendizado da língua portuguesa em alunos do ensino médio da rede pública. A dinâmica consiste em uma competição entre os alunos com o objetivo de promover o raciocínio logico e rápido acerca do exercício da escrita, inserção de novas palavras no vocabulário e correção da pronúncia de palavras usadas no dia a dia.

"Na minha experiência de estágio pude observar os problemas nas escolas públicas e o déficit na educação. Isso me despertou o desejo de criar um projeto que incentivasse o hábito da leitura e desse suporte à essa base de ensino tão precária", explica Jorge Augusto Costa.

Para Carlos Auad, superintendente do IEL Pará, participar da etapa nacional representa um ganho para a educação pois reflete o empenho das instituições em formar jovens mais preparados para o mercado de trabalho. “O Prêmio IEL de Estágio tem uma finalidade muito nobre que é a de incentivar as instituições de ensino e as empresas a investirem nesses jovens que hoje são alunos, mas que logo estarão no mercado de trabalho contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, avalia Auad.

A etapa estadual do Prêmio IEL de Estágio foi finalizada em junho. Realizado anualmente, o Prêmio IEL reúne empresas públicas e privadas e entidades do terceiro setor; estudantes regularmente matriculados e frequentando cursos de educação profissional de nível técnico ou superior e instituições de ensino, públicas ou privadas, atuantes com educação profissional de nível técnico e/ou educação superior e que possuam convênio com o IEL.

IEL - Instituto Evaldo Lodi
X