Parceria entre IEL e Sebrae Pará garante qualificação de micro e pequenas empresas no Estado

Publicado em 19/09/2018 12:37h

Iel Novidades

Parceria entre IEL e Sebrae Pará garante qualificação de micro e pequenas empresas no Estado

Focado na melhoria da gestão de processos, aumento da produtividade e da qualidade, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PA) e o Sebrae renovam parceria para a execução do Programa de Certificação em Gestão (PCG), que vai atender 20 micro e pequenas empresas de Belém e Barcarena. Durante seis meses, empresários receberão consultorias, diagnósticos, pré-auditorias, auditorias e feedbacks da equipe de consultores e auditores do IEL e do Sebrae.

“O trabalho em conjunto com o Sebrae tem sido fundamental para garantir capacitação às empresas para que se tornem mais competitivas, atinjam resultados positivos e, consequentemente, gerem novos postos de trabalho”, afirma Carlos Auad, superintendente do IEL Pará.

Entre outras vantagens, o programa garante capacitação na gestão da qualidade, produtividade e inovação, gestão contábil, tributária e trabalhista. “O objetivo é que essas empresas consigam implementar melhorias em processos de gestão, ampliação de novos mercados, desenvolvimento da própria empresa e assim, contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado”, explica Ivone Braga, coordenadora de Projetos do IEL Pará.

A primeira etapa do programa foi realizada em 2017 e capacitou 19 empresas nas cidades de Castanhal e Paragominas, por meio de conteúdo diferenciado, inovador e que estabeleceu procedimentos e ferramentas para o cumprimento das exigências legais e de qualidade necessárias para o aumento da credibilidade organizacional.

As micro e pequenas empresas que participaram da primeira edição do programa receberam orientação sobre modernização da gestão; incremento da competitividade; novos negócios; ampliação de mercados; fortalecimento e estreitamento de relações com os clientes; incremento de processos inovadores; acesso às linhas de crédito, entre outros.

O diretor técnico do Sebrae no Pará, Hugo Suenaga, reforça que a iniciativa é um dos  meios de se construir um ambiente favorável para os pequenos negócios, a partir de orientações e capacitações. "São parcerias como essa que vêm contribuindo para o crescimento dos empreendimentos de micro e pequeno portes do nosso estado, ampliando as oportunidades de gerar negócios, de consolidar clientes e de identificar potenciais mercados", conclui o diretor.

IEL - Instituto Evaldo Lodi
X