Notícias

IEL Pará prevê a oferta de três mil vagas de estágio em 2021

IEL Pará prevê a oferta de três mil vagas de estágio em 2021

IEL Pará prevê a oferta de três mil vagas de estágio em 2021

O estágio é uma etapa importante na vida de um estudante que busca melhorar seu aprendizado e dar início à trajetória profissional. E a prova de que essa busca tem se tornando cada vez mais frequente é que, somente em 2020, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) inseriu cerca de dois mil novos estagiários em empresas do Estado e a expectativa para este novo ano é abrir mais de três mil novas vagas e proporcionar maior aproximação entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho, contribuindo para desenvolvimento de futuros profissionais.

 

As empresas também têm dado mais importância para a contribuição que o estagiário pode oferecer ao dia a dia das atividades corporativas. Nos últimos 12 meses, o IEL fechou contrato com quase 100 novas empresas concedentes de estágio, com vagas para diversas áreas dos níveis médio, técnico e superior, como Administração, Contabilidade, Informática, Comunicação, Marketing, áreas da saúde, engenharia e tecnologia, entre outras. E mesmo em um ano atípico, vários estagiários conseguiram ser efetivados em 2020, com contratos em carteira assinada, via CLT.

 

“O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e traz vantagens para todas as partes envolvidas, seja para o estagiário, que coloca em prática tudo o que aprende em sala de aula; para a instituição de ensino, que melhora a relação ensino e aprendizagem; e sem dúvida alguma, para as empresas que têm a possibilidade de integrar à equipe uma pessoa com energia e vontade para aprender, levando inovação e criatividade para dentro do ambiente corporativo, além de treinar desde cedo, um futuro colaborador”, explica Nayana Silva, analista de Recursos Humanos do IEL.

 

Segundo a analista, o estágio é um diferencial para o aluno durante seu percurso acadêmico por possibilitar o desenvolvimento e amadurecimento de habilidades comportamentais importantes para o mercado de trabalho. Também contribui para que o estudante conheça previamente a rotina de trabalho da sua escolha profissional, por meio da convivência com profissionais experientes que já atuam na área e, dessa maneira confirmar se essa é a carreira que realmente deseja seguir. “Por meio do estágio, também é possível conhecer as diferentes áreas de atuação, desenvolver networking para aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e ganhar mais segurança para ir em busca de uma vaga como profissional na área”, explica Nayana.

 

O estudante de Administração Gabriel Diniz, conquistou seu primeiro estágio por meio de um processo seletivo do IEL Pará e acredita nas vantagens de aliar a teoria à prática. “Essa foi a primeira oportunidade no mercado que eu tive, então é algo que tem agregado muito na minha vida, porque a teoria passada na faculdade tem sido aplicada no dia a dia, além de eu receber orientação de vários profissionais”, conta o acadêmico de 22 anos, que já vê uma evolução pessoal em sua trajetória como estagiário. “Apesar de comunicativo, sempre fui bem introvertido, bem fechado, mas com a vivência no ambiente corporativo e na área que escolhi para atuar, venho aprendendo e me comunicando melhor”, afirma Diniz.

 

Para Eliane Chrestani Dall Bello, gerente de Recursos Humanos da Ocrim S.A. Produtos Alimentícios, a importância de investir em programa de estágio, vai além de agregar o conhecimento técnico que o estagiário traz da instituição. “Com o Programa de Estágio, a empresa antecipa a preparação e a formação de um quadro qualificado de recursos humanos, descobrindo novos talentos e preparando a empresa para o futuro, mantendo um espírito de renovação e oxigenação permanente nas equipes. O estagiário contribui com a empresa, proporcionando um canal eficiente para o acompanhamento de avanços tecnológicos e conceituais entre a empresa e a instituição de ensino”, explica Bello.

 

O IEL Pará compõe o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e, há mais de 50 anos, fornece suporte às empresas em todas as fases do processo de estágio, desde a definição do escopo da vaga, recrutamento e seleção, legalização e acompanhamento do estagiário. “A Ocrim conta com o diferencial do IEL para a contratação de estagiários, pois o IEL possui em seu quadro profissionais capacitados para realizar o recrutamento e seleção agilizando o processo de contratação e reposição de vagas”, afirma.

 

Como conseguir um estágio

O IEL Pará orienta que primeiro passo para conseguir o tão sonhado estágio é fazer o cadastro pelo Sistema Nacional de Estágio do IEL (https://sitedoestagio.com.br/aluno/aluno/cadastro/pa). Após isso, o aluno precisa acompanhar as vagas disponíveis que são divulgadas nas redes sociais e no site do Instituto no Estado, escolher a vaga e encaminhar o currículo por e-mail (encaminhamento@iel-pa.org.br).

 

Orientações para o processo seletivo

Uma grande dúvida dos alunos ainda é como se comportar durante o processo seletivo para aproveitar a oportunidade de contato com as empresas, seja por meio de entrevistas ou pelo envio de currículo. Segundo a analista de RH do IEL, após o cadastro no site, é a hora de preparar o currículo e, para isso, são necessários alguns cuidados.

 

Currículo - O currículo deve ser objetivo e estar sempre organizado com informações pessoais como nome, e-mail e telefones para contato; precisa constar a formação acadêmica, conhecimentos técnicos e práticos, ou experiências profissionais ou de trabalho voluntário, caso tenha; e incluir outros diferenciais como conhecimento em informática e idiomas, sendo necessário também desenvolvimento de habilidades comportamentais importantes para o mercado de trabalho, tais como comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, iniciativa e proatividade. “Muitas vezes, o aluno se angustia quando vai em busca de uma oportunidade de estágio e não tem experiência para constar no currículo. Neste caso, é importante que ele tenha em vista que o estágio é um Programa pedagógico e de aprendizado. Ele é a porta de entrada para o mercado de trabalho para a integração de sujeitos que não possuem conhecimento prático, mas estão em busca desse diferencial”, orienta Nayana.

 

Entrevista - Para a entrevista de estágio, uma dica importante é o aluno se preparar previamente, buscando informações sobre a empresa. “É importante que ele conheça sobre a empresa onde pretende estagiar e entenda o porquê de querer esse estágio, além de saber seus pontos fortes e pontos a melhorar, pois são conceitos avaliados pelos contratantes e decisivos ao indicar a habilidade de autoconhecimento, iniciativa e maturidade. Assim ele não será pego de surpresa durante o processo de seleção”, revela.

 

Serviço:

Cadastro para estágio: https://sitedoestagio.com.br/aluno/aluno/cadastro/pa   

Envio de currículos: encaminhamento@iel-pa.org.br   

Divulgação das vagas: www.instagram.com/ielparaoficial/   

Informações: (91) 4009-4700 / 4712 / 4713

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4741
mercado@iel-pa.org.br
SIGA O IEL