Notícias

Programa de Certificação de Empresas apresenta novidades para 2024

Programa de Certificação de Empresas apresenta novidades para 2024

Programa de Certificação de Empresas apresenta novidades para 2024

Nesta segunda-feira (25/03), o IEL Pará realizou o lançamento da edição 2024 do Programa de Certificação de Empresas (Procem), que qualifica as empresas para que desenvolvam as melhores práticas de gestão e fiquem aptas para atender às exigências do mercado. Durante o evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em Belém, empresas e parceiros puderam conhecer as principais diretrizes e novidades do programa que já certificou mais de 200 empresas do estado, especialmente em cidades-polos como Belém, Barcarena, Marabá, Parauapebas e Santarém.

Entre as inovações deste ano, está a ampliação das áreas de abrangência do Procem. Além das certificações em “Gestão Contábil, Tributária, Trabalhista e Financeira” e “Gestão da Saúde, Segurança e Meio Ambiente”, a partir de agora o Procem também contará com certificação em “Governança Corporativa”, que contará com consultorias específicas direcionadas à redução dos impactos socioambientais e aumento da competitividade. Na jornada rumo à certificação serão trabalhados mais de 30 temas, entre os quais gestão de riscos, planejamento estratégico, eficiência no uso de recursos naturais, cultura da Inovação, relação com clientes, fornecedores, colaboradores e investidores, plano de cargos e salários, código de conduta e gestão para sucessão.

De acordo com o superintendente do IEL Pará, Carlos Auad, a certificação é uma forma de apoiar as empresas no aperfeiçoamento da gestão em áreas estratégicas para a sustentabilidade e competitividade dos negócios. “A todo tempo o mercado está em mudança com novas exigências que o empresário precisa atender para se manter competitivo. Então, a certificação traz para as empresas as ferramentas necessárias ao aprimoramento da gestão, por meio de um processo de qualificação permanente que garante um ambiente de negócios mais seguro, aberto ao conhecimento, à inovação e a novas oportunidades de negócios”, afirma o superintendente do IEL Pará.

Durante o evento, a Equatorial Energia assinou o termo de parceria institucional com o IEL para formalizar o apoio ao Procem. Para Sandra Monteiro, da Gerência Corporativa de Governança de Fornecedores da Equatorial, o Programa tem sido um aliado no desenvolvimento dos fornecedores. “Essa parceria é muito importante, porque ela se adequa aos processos, ao desenvolvimento do nosso Programa de Gestão Sustentável de Fornecedores e o IEL vem contribuindo muito para o fomento e capacitação desses nossos fornecedores, que aprendem e se desenvolvem junto com a Equatorial, trazendo benefícios para a sociedade e satisfação para os nossos clientes”, detalha a gestora.

Durante o evento, a REDES, iniciativa da FIEPA que conecta fornecedores locais aos grandes empreendimentos da indústria do Estado, apresentou seu portfólio de soluções e falou sobre as oportunidades de negócios na região. Na sequência, o IEL promoveu a palestra "Sustentabilidade e Governança Empresarial Rumo à COP30 e Além", com o consultor José Mattos, psicólogo social, mestre em Análise de Políticas Públicas e Descentralização da Governança e especialista em questões amazônicas, sustentabilidade, impacto social e desenvolvimento regional. Também foram realizadas oficinas para potencializar o desenvolvimento sustentável e o aprimoramento da governança corporativa nas empresas do Procem.

📷 Veja aqui a galeria de imagens do evento 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4741
mercado@iel-pa.org.br
SIGA O IEL