Notícias

IEL oferta 1.500 vagas de estágio no Pará, neste segundo semestre

IEL oferta 1.500 vagas de estágio no Pará, neste segundo semestre

IEL oferta 1.500 vagas de estágio no Pará, neste segundo semestre

Até o final deste ano, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/Pará) prevê a oferta de mais de 1.500 vagas de estágio para estudantes de nível superior, médio e técnico, em Belém e cidades polo como Santarém, Barcarena, Marabá, Parauapebas, Castanhal e Canaã dos Carajás. No primeiro semestre deste ano, o Instituto já ofertou mais de mil oportunidades de estágio para atuação em empresas do Estado proporcionando interação entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho e contribuindo para que futuros profissionais obtenham vivência no dia a dia das organizações. 

Com unidades em todo o Brasil, o IEL atende demandas das empresas, fornecendo suporte em todas as fases do processo de estágio, desde a definição do escopo da vaga, recrutamento e seleção, legalização e acompanhamento do estagiário, tendo como base a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Podem estagiar estudantes acima de 16 anos, regularmente matriculados em Instituições de Ensino médio, técnico e superior, assim como de educação especial ou que estejam nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos.

Aline Barros, psicóloga do IEL Pará

Segundo Aline Barros, psicóloga que atua no recrutamento e seleção de estagiários no IEL, as empresas têm percebido a importância de contar com a colaboração de estagiários, o que representa também aumento na oferta de vagas. “Aqui no IEL a gente tem notado que é cada vez maior o número de empresas que nos procuram em busca de estagiários e isso faz com que a oferta de vagas esteja sempre ativa, principalmente no início dos períodos letivos, como é o caso agora”, explica Aline.

Segundo a psicóloga, a experiência do estágio gera vantagens para as empresas, mas também para o próprio estagiário e para as instituições de ensino. “No estágio, o estudante coloca em prática o aprendizado teórico de sala de aula, conseguindo melhor rendimento em seu processo de aprendizagem, além de incrementar o currículo com experiências que contam no momento de um processo seletivo para emprego. Além disso, a escola, faculdade ou curso técnico de onde estes estudantes vêm, conseguem obter melhores resultados no ensino, aumentando sua reputação e retenção de alunos”.

Daniela Moura, 22, formada em Tecnologia em Comércio Exterior pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), define o estágio como uma experiência fundamental para futuros profissionais. Ela conquistou o primeiro emprego como técnica em Comércio Exterior, depois de passar por um estágio que conseguiu por intermédio do IEL. “O estágio retira do papel aquilo que a gente aprende na universidade e joga na vida real onde ocorrem várias situações, como por exemplo, lidar com questões inesperadas, quando a gente precisa trabalhar sob pressão e pensar rapidamente para resolver problemas. Então o estágio me deu essa oportunidade de me moldar como profissional”, explica. “Além disso, com o estágio a gente começa a ter contato com profissionais da área, a fazer networking e a desenvolver nossa habilidade de articulação, porque as empresas não vão até a universidade contratar os recém-formados, então o estágio te proporciona esse relacionamento”, analisa Daniela.

Para conseguir um estágio pelo IEL o estudante deve fazer o cadastro no Sistema Nacional de Estágio (https://sitedoestagio.com.br/aluno/aluno/cadastro/pa). Após isso, estará apto para concorrer às vagas ofertadas e divulgadas pelo Instituto em suas redes sociais. Os currículos devem ser enviados para o e-mail encaminhamento@iel-pa.org.br.

Dicas de como se preparar para o processo seletivo de estágio

A psicóloga e recrutadora do IEL, Aline Barros explica que a formatação do currículo e o comportamento na hora da entrevista ainda geram insegurança para a maioria dos candidatos. “As principais dúvidas dos candidatos ainda são o que colocar no currículo, o que dizer e como se portar nessa etapa que compõe a busca pelo estágio. Por isso, nós aqui do IEL sempre estamos a postos para fornecer a orientação necessária a esses estudantes, e às empresas que nos procuram com o objetivo de fortalecer seus programas de estágio”, afirma Aline.

Para os estudantes, no que diz respeito ao currículo, a recrutadora explica que o documento deve ser objetivo e estar sempre organizado com informações pessoais como nome, e-mail e telefones para contato. Também deve incluir informações sobre a formação acadêmica, conhecimentos técnicos e práticos, alguma experiência profissional, caso tenha, ou mesmo de trabalho voluntário. “Claro que nessa etapa da vida, muitos ainda não têm experiência e o avaliador sabe disso, por isso é sempre bom também incluir outros diferenciais como conhecimento em informática e idiomas, e descrever habilidades comportamentais como comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, iniciativa e proatividade”, orienta Aline.

“Para a entrevista de estágio, uma dica importante é o aluno se preparar com antecedência, buscando informações sobre a empresa e sobre aquilo que ele almeja conseguir com essa experiência de estágio, para caso seja perguntado, demonstre autoconhecimento, iniciativa e maturidade. Assim ele não será pego de surpresa durante o processo de seleção”, conclui Aline.

Serviço:

Cadastro para estágio:https://sitedoestagio.com.br/aluno/aluno/cadastro/pa

Envio de currículos:encaminhamento@iel-pa.org.br

Divulgação das vagas:www.instagram.com/ielparaoficial/

Informações: (91) 4009-4700 / 4712 / 4713   



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4741
mercado@iel-pa.org.br
SIGA O IEL